Blog

Micropigmentação de sobrancelhas: o que é, como funciona e quais são os riscos

Saiba tudo sobre a técnica e descubra que algumas precauções devem ser tomadas para que você não se arrependa depois

Você já deve saber que sobrancelhas fartas estão em alta: mulheres poderosas como Cara Delevingne, Kim Kardashian e Natalie Portman são algumas das adeptas do famoso sobrancelhão. E, para copiar o visual das famosas, você não precisa contar só com a ajuda da make! A nova onda do momento é a maravilhosa (e dolorida) micropigmentação de sobrancelhas, um tratamento semidefinitvo que promete te deixar diva.

Segundo Natalia Cymrot, dermatologista especializada em tratamentos estéticos, o método consiste em fazer uma tatuagem muito delicada, com a cor e o formato dos fios dos supercílios, um a um, de modo que simule perfeitamente um fio normal. Cada paciente é avaliado e tratado individualmente quanto a densidade de fios e formato dos supercílios que mais se adeque à sua face.

Diferença entre tatuagem e micropigmentação
Natalia conta que a diferença está no grau de profundidade em que o pigmento é depositado na pele. Na tatuagem e na maquiagem definitiva, os pigmentos ficam na derme, uma camada mais profunda da pele, onde quase não há renovação celular. Por isso esse tipo de técnica dura para sempre e só precisa de uns retoques anos depois, caso desbote. Tanto a maquiagem definitiva quanto a tatuagem só saem com laser.

Já a micropigmentação é realizada na camada mais superficial da pele, a epiderme, que é onde há renovação celular. Por isso, ela só dura por volta de um ano, quando o procedimento pode ser realizado novamente. “O processo é indicado principalmente para quem tem sobrancelhas falhadas,  ralas ou com cicatrizes. O material é todo estéril e o procedimento é realizado por uma esteticista experiente, e o ideal é que seja supervisionado por um dermatologista”, explica Natalia.

Kim Kardashian (Foto: Instagram/Reprodução)

 

Cuidado com as contraindicações!
De acordo com a médica, há alguns detalhes importantes que devem ser levados a sério. “O procedimento não pode ser feito em pacientes com reações alérgicas ou infecções próximas ao local de aplicação, e também não é recomendado para gestantes,  portadores de diabetes ou pacientes que fazem uso de medicamentos anticoagulantes, pois esse tipo de medicamento prejudica a cicatrização da pele”, conta.

Por falar em cicatrização, a micropigmentação também não é indicada para pessoas que tenham histórico de quelóides - aquelas cicatrizes em alto relevo que aparecem na pele de algumas pessoas com predisposição genética. O importante, segundo Natalia, é sempre fazer uma avaliação com um dermatologista antes de realizar qualquer procedimento na pele.

Cara Delevingne (Foto: Getty Images)

 

Como é o procedimento?
Após a avaliação médica, o esteticista utilizará uma ferramenta chamada paquímetro para medir seu rosto. É nesse momento que ele vai saber o quão grossa sua sobrancelha pode ficar. A região dos supercílios receberá algumas marcações para que o profissional saiba a distância entre uma sobrancelha e outra, por exemplo e, por fim, vem o teste de cor.

Então vem o procedimento: agulhas bem fininhas depositarão os pigmentos na pele da cliente, lentamente, num processo que pode durar de 40 minutos a uma hora e meia. É um trabalho cuidadoso, artesanal, no qual um fio de sobrancelha será desenhado por vez, com bastante paciência. Nesse momento, um pouco de anestésico local na agulha pode ser bem-vindo, a depender do grau de tolerância à dor que a cliente tiver.

Depois de tudo feito, é preciso paciência. Quase metade do pigmento sairá nos próximos 30 dias, e sua pele vai descamar. Nessa fase, é importante usar as pomadas e/ou hidratante, caso tenham sido prescritos ou recomendados. Depois de um mês, geralmente é necessário fazer o retoque. O profissional irá avaliar se o pigmento teve uma boa fixação na pele, se em alguma região a tinta “não pegou”, se o desenho e as medidas ficaram satisfatórios.

 


Fonte: Revista Glamour


Alguma dúvida?
Preencha abaixo todos os campos
que responderemos o mais breve possível.
Abrir Mapa