Blog

O que é Microagulhamento ?

O Microagulhamento, também conhecido como “Terapia de Indução de Colágeno”

O Microagulhamento, também conhecido como “Terapia de Indução de Colágeno”, tem sido muito comentado atualmente. Há décadas os dermatologistas usavam essa técnica para tratar as cicatrizes faciais. No entanto, recentemente, o microagulhamento obteve um aumento na popularidade. Isso graças a disponibilidade dos aparelhos: Derma Rollers (disponíveis para uso doméstico), ou dispositivos de microagulhamento.

Mas é realmente uma cura milagrosa para cicatrizes e rugas? É seguro fazer em casa você mesmo?

O Que é o Microagulhamento?

Microagulhamento é um procedimento onde se usa um dispositivo coberto com micro agulhas extremamente finas e rasas. As agulhas perfuram a pele para criar essencialmente uma lesão cutânea controlada (buracos na superfície da pele). Essas “micro lesões” são realmente terapêuticas, pois induzem a pele a estimular a produção de colágeno e elastina. Preenchendo linhas finas, cultivando a pele e contribuindo para um olhar mais jovem.
 

O Que é Microagulhamento - Clínica Persona Estética

O procedimento funciona muito bem naquelas áreas afundadas da pele causadas por acne ou varicela. Bem como também para linhas finas, descoloração e rejuvenescimento geral da pele. O interessante é que este tratamento seguro não é apenas para o rosto. Também pode ser usado em muitas áreas do corpo, incluindo os braços, pescoço, pernas, abdômen, costas e mãos. Podemos personalizar a técnica para os desejos de cada paciente.

Sua Finalidade

O microagulhamento possui finalidade dupla: estimular a produção de colágeno e aumentar a absorção de produtos de cuidados da pele. A ação da agulha na pele resulta na abertura de microcanais . Esses microcanais abertos ajudam a aumentar a absorção de soros e cremes típicos usados ​​na rotina de beleza diária. Isso leva a uma melhoria significativa na penetração da pele e ao aumento da eficácia geral dos produtos de cuidados da pele.

Estudos mostram que a absorção de cremes aumenta 100%, em sua maioria. Esses canais serão fechados em 90 minutos, mas os ingredientes ativos nos cremes continuarão a funcionar.

Uma única micro agulha em um rolo dérmico cria uma minúscula ferida na pele. Esta ferida (se bem procedida) não causará danos externos ao rosto, não fica visível tampouco ocasionará dor. Isto devido ser gerada em uma escala bem pequena. Apesar desse pequeno dano, o mecanismo de cura natural do corpo entra em ação. Colágeno e elastina são produzidos em resposta à entrada da agulha na camada superior da pele. O colágeno existente não é removido por este processo e a nova produção aumenta os níveis que já existem.

O Que é Microagulhamento - Clínica Persona Estética

Para você apenas imaginar a ação deste procedimento considere uma única situação. Um Derma Roller de 192 agulhas, por exemplo, provocará mais de mil entradas (lesões) de agulhas com apenas algumas passadas. À medida que cada uma delas atua para estimular novas fibras de colágeno, você poderá notar como a aparência geral e a espessura da pele aumentará enormemente nessas áreas.

Os Principais Dispositivos

Os dispositivos atuais variam de modelos mecânicos a manuais. Com comprimentos de agulha mais curtos projetados para uso doméstico em rolos. Ou selos com agulhas mais longas projetadas apenas para profissionais de pele.

✓ Derma Roller é um dispositivo portátil, pequeno e estreito (como um pequeno rolo de tinta) com micro agulhas de aço cirúrgico fino para uso doméstico. O Derma Roller deixa a barreira epidérmica totalmente intacta e, os microcanais criados pelas agulhas completamente fechados dentro de poucas horas após a aplicação inicial. Ele fornece tempo suficiente para que novas estruturas de colágeno se formem nas camadas inferiores da pele.
 

O Que é Microagulhamento - Clínica Persona Estética

✓ Dermapen é um dispositivo sem fio com um motor patenteado de alta velocidade para rápida penetração das agulhas. Possui um design ergonômico que pode ser usado para atingir o rosto inteiro. Até mesmo áreas muito pequenas que são difíceis de alcançar com alguns dispositivos maiores, como: as laterais do nariz, acima e abaixo dos olhos, o lábio superior e inferior.
 

O Que é Microagulhamento - Clínica Persona Estética

Uma das vantagens da Dermapen é que a profundidade da agulha pode ser ajustada para o paciente. Isso permite personalizar o tratamento de acordo com cada tipo de usuário.

A escolha desses materiais é de extrema significância. Os profissionais devem descartar quaisquer tipos de instrumentos de baixa qualidade. Pois podem levar à quebra de agulhas na pele e potencialmente acarretar uma contaminação na pele. Aqui na Clínica Persona Estética somos rigorosamente seletivos com respeito ao equipamento que dispomos. Por isso oferecemos sempre o que há de melhor e mais moderno.

É Seguro Realizar o Procedimento Em Casa?

Sabemos que existe disponível no mercado dispositivos domésticos para o microagulhamento. No entanto, ainda assim os profissionais da área aconselham as pessoas a pensarem duas vezes antes de manusearem por conta própria. O problema de se proceder em casa é que o usuário não terá a supervisão de um profissional que poderá orientá-lo. Em consequência disso sempre haverá o risco de uma infecção e/ou cicatrizes. É importante considerar que a pessoa estará criando uma ferida na pele, que sempre acompanhará consigo o potencial risco de cicatrizes. Este procedimento é valioso e eficaz, mas é bem melhor se executado por um dermatologista, ou profissional da área.
 

O Que é Microagulhamento - Clínica Persona Estética

As pessoas também precisam saber que as agulhas mais longas aumentam o risco de infecção ou cicatrizes. Além disso, podem ser ainda mais prejudiciais que isso. Depois de ultrapassar um milímetro, precisa-se de bastante cautela, ainda mais que o necessário. O risco de maiores danos é consideravelmente real.

O Que Acontece Durante a Sessão

Primeiramente, é aplicado um creme anestésico na pele do paciente para mantê-lo confortável ​​durante o procedimento. O profissional talvez opte por aplicar também uma camada leve de água, para lubrificar sua pele e fazer o dispositivo deslizar mais suavemente. O profissional passa o dispositivo de microagulhamento sobre a pele do paciente, criando pequenos orifícios na superfície.
 

O Que é Microagulhamento - Clínica Persona Estética


O processo geralmente leva menos de 30 minutos. Logo após, a pele do paciente pode ficar um pouco vermelha, semelhante a uma queimadura solar.

Será necessário apenas alguns dias para que a pele volte à aparência normal. Porém os resultados aparecerão de forma gradativa. O crescimento do colágeno natural ocorre durante semanas e meses. Por isso não é uma solução instantânea, mas a pele será bastante melhorada à longo prazo.

Outra coisa a saber, é que serão necessárias mais do que apenas uma sessão. Este não é um procedimento único. Dependendo das áreas da pele tratadas, e do resultado que a pessoa almeja alcançar, serão necessárias de três a seis sessões para excelentes resultados.

Para cicatrizes de acne leve a moderada 3 ou 4 sessões podem ser recomendadas. Enquanto que cicatrizes, estrias e rugas mais profundas ou danos severos ao sol podem exigir aproximadamente de seis ou mais sessões. E para garantir a segurança da pele, os tratamentos geralmente são efetuados com intervalos de 4 a 6 semanas. Não deixando de salientar, claro, que os resultados variam de cada pessoa.

As Vantagens do Microagulhamento

O microagulhamento é um método seguro desde que aplicado com seriedade. Além disso não faz de uso de substâncias químicas para desencadear a nova produção de colágeno. Pode ser executado em pessoas de todas as cores e tipos de pele. Por isso muitos preferem o microagulhamento ao invés do laser, pois não há risco de queimar o paciente.

O Que é Microagulhamento - Clínica Persona Estética

O que muitos gostam neste tratamento é que há pouco ou nenhum tempo de inatividade. Alguns vermelhidões podem ocorrer imediatamente após o tratamento, mas geralmente desaparece no dia seguinte. Pode ser usado em todo o corpo, mas o rosto, o pescoço e o tórax são as áreas mais tratadas.

Lembrando sempre que, os resultados variam de pessoa para pessoa.

O microagulhamento é o tratamento ideal para você. Faça uma avaliação e venha conhecer mais sobre este maravilhoso método. Saiba exatamente do que sua pele precisa. E renove sua beleza para uma autoestima ainda mais elevada. Agende já!

 


Fonte: Persona Estética


Alguma dúvida?
Preencha abaixo todos os campos
que responderemos o mais breve possível.
Abrir Mapa