Blog

Especialistas de saúde do Reino Unido alertam para perigo das tatuagens

O alerta é feito por especialistas em saúde num relatório da Royal Society for Public Health.

De acordo com o estudo, os estabelecimentos onde se fazem tatuagens e piercings no Reino Unido carecem de condições e podem representar risco de infeção. Além disso, os autores do relatório referem que as leis para quem trabalha neste ramo devem ser reforçadas, uma vez que no país qualquer pessoa pode criar um espaço e efetuar estes procedimentos sem uma especialização adequada para o efeito.

 

Foto: pixabay

Ao que se sabe, um em cada cinco pessoas fazem uma tatuagem em idade adulta. Por isso, deve-se tomar algumas precauções para proteger o público.

“Não se deve ignorar os estúdios de tatuagem desonestos que não levam o controle de infecção a sério”, disse Stephen Powis, diretor médico da equipa.

O relatório da Royal Society for Public Health examina estes procedimentos que se têm tornado muito populares nos últimos anos. Tanto num piercing como numa tatuagem, o processo envolve perfurar a pele.

Os especialistas salientam que sem o devido cuidado, bactérias e outros organismos podem entrar no corpo do técnico e do cliente, havendo um grande risco de infeção.

Segundo a conclusão do relatório, as infeções podem vir de microrganismos que já estão na pele ou daqueles que são introduzidos no corpo através das agulhas sujas.

Entre as infeções possíveis, os clientes podem contrair hepatite, tuberculose, sífilis ou até HIV.

No Reino Unido, vários surtos de infeção foram associados a tatuagens e piercings que causaram reações alérgicas. Embora a maioria das pessoas não tenha qualquer efeito negativo, uma pesquisa que contou com 900 pessoas encontrou um pequeno número – cerca de 18% – com os problemas mais comuns como queimaduras ou inchaço.

Dois por cento dos casos disseram ter contraído uma infecção de pele, enquanto um em cada dez pessoas sentiram efeitos colaterais e precisaram de receber tratamento médico.

 


Fonte: recordeuropa.com

 


Alguma dúvida?
Preencha abaixo todos os campos
que responderemos o mais breve possível.
Abrir Mapa